quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Integração Sensorial


Integração Sensorial

 
http://www.intense.net.br/integracao-sensorial

São cinco os sistemas sensoriais: audição, visual, vestibular, proprioceptivo e tátil. Esses sistemas dão a base para o desenvolvimento das capacidades funcionais e habilidades simples e/ou complexas. Quando o cérebro processa de maneira ineficiente por alguma síndrome ou deficiência, existe um distúrbio de integração sensorial que causa inabilidade de construir informações úteis. Isso interfere no intelecto, ocasiona problemas comportamentais e afeta a autoestima, pois até a interação com pessoas e com o ambiente se torna desorganizada afetando o aprendizado, o desenvolvimento, coordenação motora e linguagem.

A terapia de integração sensorial tem o uso de atividades terapeuticas objetivas para as crianças. Atividades que fornecem e controlam a entrada de estímulos sensoriais, especialmente o estimulo do sistema vestibular, das articulações, músculos e pele de tal forma que a criança espontaneamente forme as respostas adaptativas, organizando as sensações do próprio corpo e do ambiente.

São necessários para planejar uma sessão de tratamento essencial e segura equipamentos como:
Skate: a posição prono estimula certos receptores da gravidade, conforme a criança desce a rampa, a aceleração ativa outros receptores da gravidade bem como os receptores semicirculares de canais, conforme os desafios aumentam as rajadas de estímulos vestibular abrem caminhos para muitas partes do seu sistema nervoso.

Cama elástica: principalmente estimula o sistema vestibular e proprioceptivo. Provoca estímulos sensoriais em todas as articulações, pele e músculos da criança, o que gera respostas motoras.

Piscina de bolinhas: estimula o sistema proprioceptivo, tátil e visual. Não só em relação a estimulação das bolinhas na pele da criança, mas também a estimulação de escovar ou esfregar a pele, o que depende se a estimulação é leve ou profunda. As sensações de pressão profunda frequentemente ajudam a organizar uma criança tatilmente defensiva, hiperativa ou distraída.

Bolas, rolos, colchões, colchonetes, tapetes, materiais texturizados: estimula o sistema proprioceptivo, tátil e vestibular, serve de base para outras atividades. Pode ser associado a outros materiais, como cama elástica e no balanço a fim de facilitar ajustes posturais e de equilíbrio.

Materiais coloridos e sonoros : estimulam a visão e o sistema auditivo.

Tábua de equilíbrio: ajuda a desenvolver respostas posturais e de equilíbrio, se a criança não tiver habilidades de direcionar a si mesma em uma atividade, o terapeuta ajuda ate que seu cérebro esteja mais organizado.

Balanço: a excitação, que age através do sistema límbico e do sistema de ativação reticular ajuda a criança a se segurar mais forte no balanço conforme vai mais alto. O balanço, assim como os outros aparelhos ajuda a desenvolver respostas posturais e de equilíbrio, incentiva a flexão anti gravidade ou o equilíbrio postural na posição sentada.

Rede: é um suporte que envolve a criança, promove segurança gravitacional, pode deitar em prono, decúbito dorsal e sentar. Fornece experiência de movimento que pode ser usado para aumentar gradualmente a tolerância ao movimento.

Plataforma: promove uma segurança gravitacional e fornece experiências de movimento. Para criança que pode sentar relativamente bem, o balançar em várias direções vão ativar tantos receptores vestibulares possíveis. Se a criança não senta, fica deitada, desenvolve reações posturais ou de equilíbrio.

Rolo e cavalo: ajudam a desenvolver respostas posturais e de equilíbrio. O movimento cria uma demanda por reações de equilíbrio, enquanto o estimulo vestibular torna fácil para a criança desenvolver estas reações.

Disco de flexão: promove flexão anti gravidade ou equilíbrio postural na posição sentada.